top of page

Sobre ASOTRAHC

História

O pioneirismo do Professor Geraldo Pedra foi determinante na organização inicial do Departamento de Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (DOT – FM/UFG). Pedra foi o primeiro ortopedista com especialidade a instalar-se no Estado, em 1956.
Até a chegada de Geraldo Pedra em Goiânia, tratavam-se apenas braços e pernas quebrados, basicamente. Àquela época, iniciava-se o processo de desenvolvimento da Ortopedia em Goiás. A Santa Casa já possuía uma enfermaria específica para a patologia do aparelho locomotor, e recebia jovens médicos interessados na especialidade.
Além da Santa Casa, a Associação de Combate ao Câncer também abria as portas para os novos médicos, em Goiânia. Em 1959, foi criado o Clube do Osso, que integrava não só ortopedistas, mas patologistas e radiologistas. A reunião de esforços conjuntos de especialidades diferentes deu impulso à Ortopedia goiana Um grande avanço não só para a Ortopedia, mas para o desenvolvimento de todas as especialidades no Estado viria com a fundação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, em 1960, por Francisco Ludovico de Almeida Neto.
A faculdade era o que Goiânia precisava para estimular a vinda de novos profissionais da área médica. Logo, em 1962, Geraldo Pedra, primeiro Diretor do HC, iniciou as atividades do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás – HC/FM- UFG.
No ano de 1964, o desbravador Geraldo Pedra criou o Serviço de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da UFG.
O serviço seguia os rígidos padrões técnicos norte-americanos e era a principal entidade responsável pela produção de conhecimento científico local. Pedra contava com a colaboração de outros colegas, entre eles Sérgio Ferreira Santos, José do Nascimento e Edson Dias Tannus.
Quem também contribuiu com as atividades iniciais do DOT foi Irmã Ângela e Maria Aparecida da Silva, primeira enfermeira e técnica de enfermagem, respectivamente, do Departamento de Ortopedia. Porventura, o atual técnico de enfermagem, Marcil Rosa da Silva, é irmão de Maria Aparecida da Silva. Marcil está no HC desde 1970, sendo, portanto o colaborador mais antigo do DOT.

Geraldo Pedra também foi o responsável por instituir a primeira Residência Médica em Ortopedia no Estado de Goiás. A primeira turma de residentes do DOT iniciou suas atividades no ano de 1968. As atividades da Residência em Ortopedia e Traumatologia foram seguidas pela instalação do serviço de Cirurgia Plástica pelo também pioneiro, Professor Edson Dias Tannus.
O Professor Edson Tannus diplomou-se em Odontologia, com especialidade em Cirurgia bucomaxilo-facial. Cursou medicina na Faculdade de Medicina da UFG e fez pós-graduação em Cirurgia Plástica e Queimaduras na primeira
Clínica Cirúrgica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, nos anos de 1968 e 1969.
Primeiro cirurgião buco-maxilofacial de Goiânia, Tannus se dedicou mais de 40 anos à assistência aos pacientes e ao ensino da cirurgia plástica aos graduandos da Faculdade de Medicina da UFG. A partir de 1996, iniciou o serviço de Residência Médica da especialidade de Cirurgia Plástica, e formou 13 especialistas, juntamente com os outros colegas do serviço de Cirurgia Plástica. Aposentou-se pela Universidade, mas retornou após novo contrato pela FUNDAHC, justamente para continuar o seu trabalho de ensino aos graduandos e residentes.
Geraldo Pedra nasceu em Minas Gerais, onde se formou pela universidade daquele estado. Realizou residência no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro e, em seguida, complementada por mais dois anos nos Estados Unidos. Pedra concentrou seus estudos principalmente na anatomia patológica óssea. De volta ao Brasil, tinha objetivos definidos e sempre queria trabalhar com o ensino e a pesquisa.
No mesmo ano da criação do Serviço de Ortopedia da Faculdade de Medicina da UFG, ao lado de Mariano Ribeiro do Prado fundou o Hospital Ortopédico de Goiânia, que hoje leva seu nome. Conciliava, portanto, as duas atividades profissionais.
Sócio-fundador da Sociedade de Ortopedia do Brasil Central e da própria Faculdade de Medicina da UFG, Pedra ocupou por anos seguidos a cadeira de professor titular da instituição de ensino.
Foi membro da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) no ano de 1968, juntamente com João Alvarenga Rossi e Donato D’Ángelo. Esta comissão estudou e implantou as normas do Regime de Residência da SBOT (Plano Nacional de Residência Médica). Em seguida foi Presidente da SBOT, nos anos de 1970 e 1971.
Esses pioneiros deixaram um legado importante, plantaram muitas sementes que continuarão seu trabalho aqui por gerações e assim, eles continuarão vivos...

FACHADA.png
GERALDO.png

Continue Lendo a história da ASOTRAHC

Baixe o arquivo em pdf do livro
REGINALDO, Sandro. COSTA, Edegmar,"História da Ortopedia na Universidade Federal de Goiás", 2011.

bottom of page